Wednesday, March 25, 2009

A História do Nome Florianópolis

Por R J Reed
Se estiver procurando outro artigo que não seja o de baixo, encontra-lo-á no blog archive.

Por quê Florianópolis?

Como é que Florianópolis ganhou este nome tão bonito? Em 1889, um ano depois da abolição, Marechal Deodoro proclama a república e se torna seu primeiro presidente com Floriano Peixoto como seu vice presidente. O Republicanismo já havia se fortalecido com o apoio e o dinheiro dos cafeicultores por muitos anos. Embora tenha sido movimento de elites, nem todos deles queriam república. Muitos queriam manter a monarquia e suas ligações a Portugal - é certo que recebiam favores e poder com este tipo de governo.

A Armada continha muitos dos agora “rebeldes”. Os três chefes mais importantes da marinha eram: “Eduardo Wandenkolk, um dos raros republicanos da Armada e membro do primeiro ministério de Deodoro; Custódio de Melo, um monarquista moderado; e Saldanha da Gama, também monarquista, mas, acima de tudo, um “legalista” (247 Texto). Em novembro de 1891 houve a Primeira Revolta da Armada - Melo conseguiu derrubar o marechal Deodoro, e seu vice, Peixoto, tomou posse. Deodoro fraquejou, mas a República ainda tinha hálito. Outra tentativa era necessária.

Desta vez Melo e Gama se uniram para derrubar Peixoto. Às onze horas da noite na véspera do aniversário da independência, a Segunda Revolta da Armada explodiu. Iniciou-se uma troca de fogo dos navios rebeldes e a Fortaleza de Santa Cruz na Baía de Guanabara. Gama ficou com o comando da maior parte da esquadra enquanto Melo saiu e invadiu a cidade Desterro. Tomou a cidade e se aliou a Gaspar Silveira Martins, líder na Revolta Federalista do Rio Grande do Sul. Em fim, a Revolta foi derrotada por Peixoto e, como castigo, o marcharel “trocou o antigo nome pelo seu próprip. E assim surgiu . . . Floranópolis. Em consequência da Revolta, o republicanismo se fez o político do país.

No comments:

Post a Comment